quarta-feira, 24 de agosto de 2011

VERSIFICAÇÃO ' { português, continuação da matéria da prova }

Versificação - arte de fazer ou compor versos. 

Verso – representa cada unidade construtiva rítmica de uma poesia.

Métrica – é a quantidade de sílabas poéticas.

Escansão - é a contagem do número de sílabas poéticas.

Importante: Contam-se as sílabas até a última tônica.

Es| tou | de | vol / ta | pro | meu | a| con |che | go - átona
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Sem| pre | quis | te | dar | ca| ri| nho e| pai |xão – tônica
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
(O fenômeno que se verifica na sílaba poética número oito chama-se:elisão(sons vocálicos diferentes).

A | col |cha a/|ca| ba | de a |que| cer | nós | dois
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
Além da elisão na sílaba poética número seis, há crase (a mesma vogal) na número três.

A saber... O número de sílabas é determinante para sua classificação:

Uma – Monossílabos;
Duas – Dissílabos;
Três – Trissílabos
Quatro – Tetrassílabos
Cinco – Pentassílabos ou redondilha menor
Seis – Hexassílabos
Sete – Heptassílabos ou redondilha maior
Oito – Octossílabos
Nove – Eneassílabos
Dez – Decassílabos
Onze – Hendecassílabos
Doze – Dodecassílabos ou alexandrinos
Mais de doze – Bárbaros

Estribilho ou Refrão – repetição constante dos versos.

Quanto ao número de versos:
Monóstico – um verso
Dístico – dois versos
Terceto – três versos
Quadra ou quarteto – quatro versos
Quintilha – cinco versos
Sextilha – seis versos
Septilha – sete versos
Oitava – oito versos
Nona – nove versos
Décima – dez versos


Ritmo
É o traço forte ou fraco que marca os intervalos numa versificação.


Atenção: Brancos e Livres são os versos sem rima e métrica respectivamente.

Rima
Identidade sonora, normalmente, no fim de cada verso.
Quanto à combinação

Alternadas ou Cruzadas – ABAB
...casa
...forte
...brasa
...norte

Emparelhadas ou Paralelas – AABB
...vento
...lento
...ponho
...sonho

Interpoladas ou Opostas – ABBA
...viso
...fraca
...maca
...riso

Mistas – são as que não seguem esquematização regular.

Quanto à acentuação tônica

Oxítonas – agudas ou masculinas
Paroxítonas – graves ou femininas
Proparoxítonas – esdrúxulas

Quanto à coincidência sonora

Perfeita ou Soante – há correspondência completa de sons: tento / vento – vele / sele.
Imperfeita ou Toante – há correspondência parcial de sons: âmbar /amar – até /ate.

Quanto à Morfologia

Rica – classes gramaticais diferentes: contente / tente
Pobre – a mesma classe gramatical: coração / união
Preciosa – palavras quase sem rima: pauta / nauta
Rara- presença de palavras incomuns: enfim/rubim

FORMAS FIXAS

. Soneto : poema formado por dois quartetos e dois tercetos, normalmente composto por versos decassílabos e de conteúdo lírico; 



' ( LEMBRANDO QUE PODE SE UTILIZAR QUALQUER FONTE PARA SABER MAIS SOBRE A MATÉRIA, GOOGLE, YOUTUBE, CADERNO, LIVROS .. ) :*

Um comentário:

  1. Putz.. eu to boiando legal nessa matéria ai. Ficou muito em cima da hora a explicação. :x

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